Estudo GC 16:A Interpretação de Jesus sobre os juramentos
- BOLETIM INCC
- 12 de mar. de 2021
- 6 min de leitura
VERSĆCULOS CHAVE
āā VocĆŖs tambĆ©m ouviram o que foi dito aos antigos: āNĆ£o faƧa juramento falso, mas cumpra rigorosamente para com o Senhor o que vocĆŖ jurou.ā Eu, porĆ©m, lhes digo: nĆ£o jurem de modo nenhum; nem pelo cĆ©u, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pĆ©s; nem por JerusalĆ©m, por ser a cidade do grande Rei. NĆ£o jure pela sua cabeƧa, porque vocĆŖ nĆ£o pode fazer com que um só cabelo fique branco ou preto. Que a palavra de vocĆŖs seja: Sim, sim; nĆ£o, nĆ£o. O que passar disto vem do Maligno.ā
Mateus 5:33-37

Atualmente palavra dada jĆ” nĆ£o vale muito e sempre que for conveniente a gente rompe, acha alguma brecha, se justifica, mas nĆ£o sai perdendo de jeito nenhum. Sim, sim! E nĆ£o, nĆ£o! Ć coisa de livro religioso. A cotação da āpalavra empenhadaā despencou no mercado nacional, ou virou artigo descartĆ”vel, como aqueles produtos importados do Paraguai.
Agora estamos novamente diante de Jesus e suas antĆteses no desenrolar do SermĆ£o do Monte. Este trecho agora trata sobre os juramentos, o perjĆŗrio, que Ć© jurar falsamente. Essa questĆ£o foi apresentada por MoisĆ©s que enfatizou o perigo do juramento falso e o dever de cumprir os votos feitos ao Senhor. Vejamos alguns exemplos:
"Não tomarÔs o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex. 20:7, o terceiro mandamento).
"NĆ£o jurareis falso pelo meu nome, pois profanarĆeis o nome do vosso Deus" (Lv 19:12).
"Quando um homem fizer voto ao Senhor, . . . não violarÔ a sua palavra'' (Nm 30:2).
"Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarÔs em cumpri-lo" (Dt 23:21).
Jurar falsamente usando o nome do Senhor é um pecado duplo, isto é, jurar falsamente e usar o nome de Deus em vão ou inutilmente. Afinal seu nome é santo. Mas, os fariseus alteraram isso para que, com promessas menores, não precisassem jurar pelo nome do Senhor. Em vez disso, juravam pelo templo, pela terra, pela cidade de Jerusalém e por todas as coisas sagradas.

Jesus preceitua que não devemos fazer juramentos com o intuito de esconder a verdade. A integridade nas palavras é melhor do que juramentos. A nossa palavra deve ser: sim, sim; não, não. O que passar disso vem do maligno, o pai da mentira, o diabo.
Jesus expressou o seu desprezo pelos escribas e fariseus que ensinavam erroneamente as pessoas, e os chamou de guias cegos e entre os seus āAi de vósāā, relatou a seguinte advertĆŖncia a respeito deles em Mateus 23:18-22 āAi de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo santuĆ”rio, isso Ć© nada; mas se alguĆ©m jurar pelo ouro do santuĆ”rio, fica obrigado pelo que jurou. Insensatos e cegos! Pois, qual Ć© maior: o ouro, ou o santuĆ”rio que santifica o ouro? E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso Ć© nada; quem, porĆ©m, jurar pela oferta que estĆ” sobre o altar, fica obrigado pelo que jurou. Cegos! Pois, qual Ć© maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Portanto, quem jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele estĆ”. Quem jurar pelo santuĆ”rio, jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo cĆ©u, jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono estĆ” sentado.ā
Nos dois textos os ensinamentos de Jesus são iguais e complementares. Na verdade, considerando que todo aquele que faz um voto deve cumpri-lo, então o voto exige obrigatoriedade de execução, independentemente da fórmula utilizada. Sendo assim, a verdadeira implicação da lei é que devemos cumprir as nossas promessas e sermos pessoas de palavra. Por isso, os votos se tornam desnecessÔrios.
Mais tarde, Tiago dĆ” a mesma orientação: āMas, sobretudo, meus irmĆ£os, nĆ£o jureis, nem pelo cĆ©u, nem pela terra, nem faƧais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e nĆ£o, nĆ£o; para que nĆ£o caias em condenaçãoā Tiago 5:12. E Jesus foi direto e claro: o que passar disso, vem do maligno, que Ć© mentiroso e pai da mentira.
O que Jesus enfatizou em seus ensinamentos foi que os homens honestos não precisam recorrer a juramentos; não que eles devam recusar-se a prestar juramento, se tal coisa for exigida por alguma autoridade externa, mas do restante, nossa palavra deve ser firme, segura e confiÔvel.
Perceberam que Jesus falou que o que passar disso vem do maligno e Tiago nos diz que podemos cair na condenação. Por quê?

Geralmente porque ao ter que explicar: o nĆ£o que nĆ£o Ć© nĆ£o; e o sim que nĆ£o Ć© sim, inventamos, mentimos, aumentamos ou diminuĆmos. E isso se aprende em casa. Mentir Ć© um hĆ”bito desenvolvido após um contĆnuo exemplo e muito prĆ”tica. Pais sĆ£o os primeiros exemplos e os mais fortes. Se nós como pais descuidarmos da verdade, nunca poderemos esperar a verdade de nossos filhos. Durante anos seus filhos o viram dizendo Ć esposa que estaria num lugar quando na verdade estava em outro. Ou o ouviam dizendo que naquele fim de semana eles sairiam juntos, mas nunca acontecia. Ou que ele traria um presente, mas falhava. Ć claro que sempre havia uma explicação, mas diante do contĆnuo quadro, os filhos percebiam que nĆ£o era verdade.
Tem outras formas modernas e atĆ© espirituais! āEu estou orando por vocĆŖ, quando, na verdade, nĆ£o estouā; āEu tentei te ligar, mas nĆ£o completou a ligação, mas nĆ£o tenteiā; āEssa semana eu vou te visitar, mas sabe que nĆ£o vaiā. āEsse produto estĆ” com 50% de desconto, mas nĆ£o estĆ”ā, e por aĆ vai. SĆ£o pequenas e quase insignificantes mentiras do dia a dia, mas que nos comprometem espiritualmente.
E mais, por que entĆ£o caĆmos neste erro de JURAR? āEu juro por Deus, por minha famĆlia, pela bĆblia, entre outrosā.
O único motivo é que sabemos que as nossas simples palavras não são dignas de crédito. Por isso, tentamos induzir as pessoas a acreditarem em nós, acrescentando um juramento solene. Parece que precisamos de uma garantia para nossas palavras. Você também vê desta forma?
Os cristĆ£os deveriam dizer o que pretendem e fazer o que dizem. Nosso "sim" e "nĆ£o" sem adornos deveria ser o suficiente para respaldar nossas palavras. E quando um monossĆlabo Ć© suficiente, por que perder tempo e fĆ“lego acrescentando algo mais?
Lembre-se, tudo quanto o cristĆ£o faz Ć© importantĆssimo, em face daquilo que ele Ć©, por causa do efeito que ele exerce sobre seus semelhantes. Jesus disse que somos āsal e luzā do mundo. Todos estĆ£o olhando atentamente aos cristĆ£os, e, por isso mesmo, tudo quanto fazemos, quer em palavras ou obras, Ć© tremendamente importante.

No uso das palavras devemos nos lembrar a recomendação que consta no livro de EfĆ©sios 4:25: ādeixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximoā. NĆ£o nos cabe a falsidade, nĆ£o precisamos jurar para dar um aporte maior Ć quilo que estamos querendo enfatizar.
QuĆ£o parecidos somos com aqueles fariseus e escribas! ExclamaƧƵes cotidianas que ouvimos ou atĆ© que falamos de forma impensada: āPelo amor de Deus!!ā, āSó Deus na causaā, entre outras.
Opinamos que a mentira, quer nas plataformas polĆticas, quer nos relacionamentos dos governos internacionais, Ć© algo terrĆvel; mas, nĆ£o pensamos da mesma maneira quando mentimos como marido e mulher, como pais ou filhos, como empregados e como patrƵes. Julgamos quem estĆ” longe e nĆ£o enxergamos a trave que estĆ” no nosso olho. Ć tempo de examinarmos a nós mesmos. A questĆ£o que quero expor Ć© que precisamos dar Ć nossa palavra o valor que ela de fato tem. A BĆblia fala que os mentirosos nĆ£o herdam o Reino de Deus ā Apocalipse 21:9. Reflita a respeito.
PERGUNTAS PARA PENSAR
1. Por que a palavra empenhada estĆ” perdendo o seu valor?
2. Quais as consequĆŖncias de fazer um voto? O que Ć© um voto tolo?
3. Qual era o ensinamento dos escribas e fariseus com respeito ao juramento?
4. Por que, biblicamente é tão importante honrar a palavra diante de Deus e dos homens?
5. Por que devemos ter cuidado com a mentira? Quem Ć© o pai dela?
6. O que significa não tomar o nome de Deus em vão?
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