“Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.”
Atos 15:8-9
O Concílio de Jerusalém (Atos 15: 7-21), um divisor de águas na história da Igreja.
A igreja foi ao encontro dos gentios para proclamar o evangelho de Jesus Cristo. O primeiro passo começou em Cesareia, com a conversão de Cornélio e sua casa.
Quando a igreja de Jerusalém ouviu o relato de Pedro, trocaram a murmuração pela adoração (11:18). O segundo passo aconteceu quando crentes anônimos evangelizaram os gregos em Antioquia (11:20) e a igreja de Jerusalém enviou Barnabé a essa terceira maior cidade do império romano. O terceiro passo é a primeira viagem missionária realizada por Paulo e Barnabé, quando eles se voltam para os gentios (13:46).
Os gentios convertidos eram recebidos na igreja pelo batismo, e não pela circuncisão. Estavam tornando-se cristãos sem se tornarem judeus. É nesse ponto que surge grande tensão na igreja. Será que poderiam ratificar a conversão sem a circuncisão? A fé em Jesus sem as obras da lei? O compromisso com o Messias sem a inclusão do judaísmo?
Atos 15 trata dessas inquietações, liberando o evangelho de suas incômodas vestimentas judaicas para se tornar a mensagem de Deus para toda a humanidade.
Por Orlando Furlan.
Veja do Estudo completo em PDF
Cresça na Palavra! Participe de um Grupo de Comunhão Online!
NOSSO CONVITE
Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!
Faça parte de um GC!
Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!
LINK: https://bit.ly/inccgc
Comments